sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ode aos amigos - importância do suporte social

Somos seres sociais. Precisamos uns dos outros.
Vivemos melhor se nos relacionarmos com qualidade. Com boa intimidade. Com respeito.
Como até somos muitos seres humanos é quase certo que a qualquer momento da Vida possamos encontrar pessoas de que gostemos e fazer amigos. Mesmo que até aí nos tenhamos isolado... porque cada relação é única, podemos procurar pessoas com quem nos relacionemos bem (sim, mesmo que já 25.679.096.589.093 relações tenham sido uma treta). Para diversas Pessoas, por variadas razões, é mais dificil arriscar mas isso é algo que podem mudar (com a sua força de vontade e possivelmente com ajuda especializada).

Eles andam aí, os amigos. : )

Vejamos esta situação em que a constatação da necessidade de ter alguém próximo, realmente próximo, que não o apoio institucional e social é o possível contentamento, a possível esperança... que faz a diferença:

Uma Pessoa liga para uma linha de emergência na madrugada após alta psiquiátrica.
Muito angustiada, o seu sofrimento psicológico é demasiado para si e tem ideacção suicida. Além da sua avaliação negativa das circunstâncias da sua vida e dos seus recursos - e do sofrimento inerente - não tomou a medicação prescrita (o que, naturalmente, acresce um desiquilibrio neuroquimico - tendo em conta que, comummente, a terapêutica em internamento é mais forte). Não tinha dinheiro para a comprar. Não tinha quem lho emprestasse ou lha fosse comprar. Não tem alguém de quem se sinta próximo o suficiente que possa ajudá-la a suportar a sua angústia, que lhe possa transmitir confiança e esperança.

Quantas frases-feitas poderia colar aqui, mais letras de canções, imagens e gifs... mas, sobre a Amizade... para mim a verdade é que cada Pessoa com quem mantenho e cuido de uma relação de Amizade faz muita diferença no ânimo e prazer na vida - mesmo, e sobretudo - quando é preciso lidar com dificuldades/ desafios. *

Sem comentários:

Enviar um comentário