sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Natal Comercial, versão Justa e Solidária

Não tenho uma boneca engraçada e uma música emprestada dos Buraka Som Sistema para apresentar este post. Começamos mal na linha do marketing. Porém, deixo o apelo a que este Natal travemos o consumismo impulsivo e aproveitemos para, em consciência, sermos solidários e generosos com os próximos... e os mais distantes. Porque o dinheiro pode ter muitos usos e significados. Deixo alguns links onde podem encontrar a apresentação de ideais e produtos de "comércio justo e solidário" e respectiva localização das lojas.

http://www.modevida.com/ (Almada, Pragal)

http://alternativa.comercio-justo.org/ (Barcelos)

http://www.reviravolta.comercio-justo.org/ (Porto)

http://coresdoglobo.org/ (Lisboa)

http://www.terrajusta.net/

2 comentários:

  1. Olá,

    Vim aqui para enquanto procurava por fundos "ecológicos".

    Não pude deixar de reparar que recomendas o tipo de comércio intitulado de "comércio justo". À primeira vista parece uma boa aposta para tornar o mundo mais equilibrado, contudo vi um documentário no Odisseia sobre marcas de chá que eram dadas como "justas" e no fim de contas o dinheiro que era devolvido pela associação de "comércio justo" às fazendas produtoras não era utilizado para melhorar a qualidade de vida dos agricultores que trabalhavam entre 10 a 12h diárias...

    A minha sugestão: Comércio Justo sim, mas não de forma cega. Analisa antes de dares aqueles €s a mais que os produtos "justos" costumam custar.

    Bom trabalho !

    ResponderEliminar
  2. Caro João de Sousa,

    Obrigada pelo comentário.

    Espero que cá venhas parar mais vezes. O nosso blog assenta na ideia do contributo com o que a cada um pareça positivo, ou mais positivo, sem pretensão de verdades e soluções totais. Tal é impossível.

    ResponderEliminar