quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A civilização de um povo vê-se na forma como tratam os seus animais. Ghandi

A tudo o que se identifica existência diferenciada da própria - se é que no futuro da física tal possa ser diferenciado - deve ser dado Respeito. Ou, pelo menos, a intenção de o fazer.

Assim, é urgente que assumamos rapidamente os Direitos Humanos nas nossas práticas para que possamos alargar o respeito aos Direitos Existenciais: vulgo: tudo. Respeito ao reino animal, vegetal, mineral... ao equilibrio sensivel dos ecossistemas que incluem os aspectos sociais, culturais e psicológicos das diferentes comunidades da humanidade.

Uma questão que a mim me faz confusão é a seguinte: se reclamamos como posse todo o território nacional e todo o seu património e diversidade natural, se os bichos são nossos e se nós somos bichos como eles, porque não há mais direitos para os animais em termos de saúde veterinária pública e em termos de protecção contra abandono e maus-tratos para os «animais domésticos»?

Porque é que ainda não existem ambulâncias públicas veterinárias?
Exemplifique-se com uma situação bem simples: Belverde, há uma semana atrás, um cão está no passeio vizivelmente ferido numa pata, passo de mota, tanta gente ali passa. Não tenho forma física ou económica de assegurar o tratamento veterinário do cachorro. E assim fica o bichinho. é tão natural ele magoar-se como nós, mas nós temos, na generalidade, socorro.

Sem comentários:

Enviar um comentário